Entrevista sobre a crisma – Taiana Maia Borges – Thay – 18 anos (18/12/2009)

19/05/2010 17:52

 

 

O curso da crisma dura quanto tempo?
“- Dura um ano, mas eu entrei meio atrasada durou um pouquinho menos...”
Visto que o curso está próximo, pode nos dizer o que foi acrescentado na sua vida e qual o propósito de se fazer um curso de crisma?
“- Bah, muita coisa assim sabe. O nosso catequista o Guido é uma pessoa muito culta e sabe defender muito bem a noção religião, ele fala de um jeito assim que nos fascina entende. E queira voltar pra crisma e para a igreja mesmo depois de crismado. Sobre o real motivo me pegou de surpresa! Mas pelo o que entendi é pra renovar os dons que foram recebidos no dia do batismo, quando tu é batizado tu se torna cristão e recebe os dons do espírito santo, e na crisma tu renova esses dons... é a aceitação do Espírito Santo.”
A crisma está por ser concluída agora no fim de ano, mas quando ela acabar, basta de igreja pra ti ou vai continuar integrando a comunidade e a Igreja MS?
“- Até a Rafa tava falando comigo sobre isso, que eu poderia ir ano que vem já que eu entrei meio atrasadinha pra eu vivenciar mais a crisma com ela.”
E tu comenta com as pessoas do trabalho, escola que tu faz a crisma, como elas reagem?
“- Muitas represálias, poucos apoios. Teve um dia que eu tava saindo da missa e encontrei um amigo meu que não via a muito tempo e ele pergunto por que eu tava na igreja, não tinha nada a ver comigo e coisas do tipo. Mas desde que eu entrei na igreja eu mudei bastante e ele não me conhecia mais como eu era. E começamos a “brigar” sobre a igreja."
Agora completando a Crisma o que tu tem pra dizer para aquele pessoa que está com vergonha de ir pra igreja fazer crisma fazer CLJ, gostaria de deixar alguma mensagem?
“- Nossa tira isso da cabeça por favor, quando chegar lá, ai tipo, é a melhor coisa que tem. Se tu estiver disposto a aprender, é isso que importa, não importa se tu tá acanhado,nervoso, com medo de represália dos outros, o importante é aprender. Sem falar que os catequistas lá da Mont são muito bons mesmo mesmo! “
-Tá bom muito obrigado, e lembrando que a crisma se realizará domingo dia 20/12 às 19 horas.

 cross.gif (10456 bytes)